Estação Meteorológica da Portela A EMA da Portela possui a distinção de qualidade máxima atribuída pelo meteoclimatic, desde 2008. Essa distinção foi atribuída devido à inequivoca qualidade de instalação dos seus sensores e consequente fiabilidade dos dados mensurados.  
lorem ipsum dolor sit amet Store
© meteoPortela  2004 - 2017     (v.SP7b/9 - 15/01/17) meteoportela@meteoportela.com                    optimized for “Firefox” web browser
“on-line” desde Dezembro de 2004 Estação meteorológica da Portela A instalação - pormenores, detalhes e localização  Em funcionamento desde 3 de Dezembro de 2004, a Estação Meteorológica da Portela é uma estação meteorológica privada e amadora, que tenta respeitar integralmente as normas instituídas, aceites e consideradas "Standard" na instalação de PWS's pelo "CWOP". O CWOP é um projecto e programa de partilha de dados, que entre outras coisas, caracteriza, define e instituí um conjunto de indicações/normas consideradas ideais na instalação dos sensores no exterior, quer seja em meio urbano ou rural.  As PWS estão normalmente inseridas em meios Urbanos ou semi urbanos, pelo que por vezes é difícil garantir dados fidedignos no que respeita à temperatura ou velocidade do vento. No caso concreto da "meteoportela", a estação encontra-se instalada no topo de um prédio de 10 andares, pelo que se apresenta livre de qualquer obstáculo que influêncie negativamente os valores registados da velocidade do vento. De qualquer modo, em seguida apresentamos algumas fotografias que ilustram a instalação da Estação Meteorológica da Portela.
Estação meteorológica da Portela Instalação de um novo anemómetro com transmissor dedicado  No passado dia 3 de Outubro de 2014, o anemómetro da estação meteorológica da Portela que se encontrava recentemente com alguns problemas, foi removido e um novo sensor (novo modelo Davis de 2013) foi instalado em nova posição, numa posição independente do resto da estação, recorrendo para tal a um transmissor “wireless” dedicado alimentado com uma bateria de carregamento solar. A estação possui então agora dois (2) transmissores independentes, um para o pluviómetro e termo-higrómetro (rain bucket + radiation shield) e outro dedicado ao anemómetro, o que na prática significa que este sensor pode e está na realidade instalado num local diferente e distinto em relação à restante estação. Esta alteração na instalação garante eventualmente ainda um pouco mais de exposição do sensor aos ventos, principalmente os de quadrante sul, assim como facilita o acesso a este sensor em particular para efeitos de manutenção e vistoria.  O “meteoPortela” continua assim na linha da frente em termos de fiabilidade e precisão dos dados meteorológicos avançados.  Veja em baixo, todas as fotos, ou clique nas fotos/videos no lado direito, para aceder à pagina dedicada a esta modificação da Estação.
Estação meteorológica da Portela Instalação de uma nova Estação Vantage Pro 2  No passado dia 1 de Agosto de 2013, e após alguns meses em que os problemas técnicos evidenciados pela antiga estação VP1 já eram significativos, principalmente a nível do pluviómetro e anemómetro, a “velhinha” estação VP1, foi desinstalada e uma nova estação meteorológica Davis Vantage Pro 2 foi instalada no seu lugar. Esta nova estação é em tudo idêntica à original, embora obviamente, com algumas melhorias introduzidas pela marca, que a aperfeiçoou bastante entre 2004 e 2013, principamente ao nível da visível e melhorada robustez dos diversos sensores, assim como uma inovadora e optimizada capacidade de transmissão wireless entre o ISS (Integrated sensor suite) e a consola, alcançadando agora, e de acordo com a marca, os 300 m em linha de vista, contra os cerca de 100 m da sua antecessora.  Com esta introdução, é objectivo claro e inequívoco do projecto meteoPortela, continuar a manter os níveis de fiabilidade e precisão dos dados meteorológicos avançados, aos quais todos os utilizadores do projecto, sejam eles do “website”, dos vários programas de partilha, ou da página de Facebook, já estão habituados.  Desde logo, o nosso agradecimento profundo a todos os utilizadores, que motivam e justificam a existência e o continuo aperfeiçoamento do projecto meteoPortela e de todos os seus conteúdos. Estação Meteorológica da Portela  Um transmissor “wireless” foi instalado para permitir a relocalização do anemómetro em posição distinta do resto sa estação.  Anemometer Transmitter Kit 6332 - Davis                         Davis Vantage Pro  - Transmitter Kit 6332 Home Wxsim - Forecast Livro de Visitas

Portela - Loures    N38º46’54 W09º06’51 Localização

Estação meteorológica da Portela Instalação de um novo anemómetro com transmissor dedicado  No passado dia 3 de Outubro de 2014, o anemómetro da estação meteorológica da Portela que se encontrava recentemente com alguns problemas, foi removido e um novo sensor (novo modelo Davis de 2013) foi instalado em nova posição, numa posição independente do resto da estação, recorrendo para tal a um transmissor “wireless” dedicado alimentado com uma bateria de carregamento solar. A estação possui então agora dois (2) transmissores independentes, um para o pluviómetro e termo-higrómetro (rain bucket + radiation shield) e outro dedicado ao anemómetro, o que na prática significa que este sensor pode e está na realidade instalado num local diferente e distinto em relação à restante estação. Esta alteração na instalação garante eventualmente ainda um pouco mais de exposição do sensor aos ventos, principalmente os de quadrante sul, assim como facilita o acesso a este sensor em particular para efeitos de manutenção e vistoria.  O “meteoPortela” continua assim na linha da frente em termos de fiabilidade e precisão dos dados meteorológicos avançados.
meteoPortela Estação Meteorológica da Portela