Previsão meteorológica e-mail HOME Vantage Pro 2 Kit Anemómetro Anemómetros Localização © meteoPortela 2004 - 2024 Weatherlink.com
Estação Meteorológica da Portela A instalação e detalhes de funcionamento  Em funcionamento desde o dia 3 de Dezembro de 2004, a EMA (Estação Meteorológica Automática) da Portela é uma estação privada e amadora que se encontra instalada no topo de um edifício habitacional na Portela, Loures (antiga Portela de Sacavém). Está instalada em conformidade com os protocolos existentes para instalação de PWS’s (Personal Weather Station) em meio urbano, definidos pelo programa CWOP (Citizen Weather Observer Program), um programa de partilha de dados que, entre outras coisas, caracteriza, define e institui um conjunto de normas/indicações consideradas ideais na instalação de estações meteorológicas e respectivos sensores, quer em meio urbano, quer também em meio rural ou misto. É muitas vezes difícil, essencialmente em meio urbano, garantir a correcta instalação dos sensores exteriores devido a limitações diversas, principalmente estruturais (fachadas de habitações, postes, equipamento diversos) que poderão influir na medição de algumas variáveis (ex: estruturas que bloqueiem o vento ou que gerem aquecimento, paredes, unidades de A/C, chaminés etc...), alterando deste modo a sua correcta expressão (alterações na velocidade do vento, temperatura exterior, etc...) A EMA da Portela encontra-se instalada no topo de um edifício com 10 andares, estando deste modo bastante exposta às variáveis meteorológicas, o que favorece a correcta leitura das mesmas. A Estação Meteorológica da Portela sempre se considerou uma estação de referência, continuando na actualidade a assumir-se na linha da frente em termos de fiabilidade e precisão dos dados meteorológicos aferidos.
Nova Estação - Davis Vantage Pro2 (2013)  A Estação Meteorológica da Portela, quando inicialmente instalada em Dezembro de 2004, contava com um modelo “Vantage Pro” da “Davis Instruments”, que esteve em funcionamento até Julho de 2013 (cerca de 9 anos). Após diversos problemas, principalmente com o pluviómetro que apresentava esporádicamente leituras inconsistentes, foi decidido investir na susbstituição da Estação por uma nova “Vantage Pro 2” do mesmo fabricante. A “Vantage Pro 2” foi instalada e entrou em funcionamento no dia 1 de Agosto de 2013 Com esta introdução, foi objectivo claro e inequívoco, para além da resolução no imediato de alguns problemas com os sensores exteriores, a manutenção dos elevados níveis de fiabilidade e precisão dos dados meteorológicos recolhidos e avançados, aos quais todos os utilizadores do projecto meteoPortela, sejam eles do website, dos diversos programas de partilha ou das redes sociais, já se habituaram.
Equipamento - Kit Anemómetro (2014)  No dia 3 de Outubro de 2014 foi instalado um novo anemómetro, juntamento com um Kit individual de transmissão de dados, o que permitiu uma instalação num local distinto e independente do resto da estação, garantindo eventualmente ainda um pouco mais de exposição do anemómetro aos elementos, principalmente a ventos do quadrante Sul. A Estação passou a partir de então a ter 2 transmissores distintos que enviam sinais independentes à consola (receptor), ou seja, um transmissor para o pluviómetro, termómetro e higrómetro e outro para o anemómetro. Para além da eventual melhoria na exposição aos ventos do qudrante Sul, outra enorme vantagem da instação deste transmissor independente foi a acessibilidade ao mesmo, que fica muito mais facilitada para efeitos de intervenção para manutenção e vistoria. Mais um passo na direcção certa no que respeita à qualidade dos dados apresentados.
Equipamento - Anemómetros (2004/VP1 - 2007 - 2009 - 2011 - 2013/VP2 - 2014/KIT - 2020) Foram instalados desde 2004 e para além dos 3 anemómetros já referidos anteriormente que faziam parte da estação original VP1(2004), da nova estação VP2 instalada em 2013 e do novo anemómetro com Kit transmissor de 2014, mais 4 anemómetros. Embora a marca “Davis Instruments” seja muito reputada e de enorme qualidade, os anemómetros originais que acompanhavam a Vantage Pro 1 tiveram sempre uma certa tendência para problemas com os rolamentos que permitem a rotação do wind vane, acabando estes por gripar e limitar/dificultar a rotação do vane do anemómetro, induzindo valores incorrectos de direcção do vento. Este problema foi recorrente enquanto a VP1 esteve em funcionamento, tendo sido necessário a substituição em absoluto por 3 vezes do anemómetro, respectivamente em 2007, 2009 e 2011, antes da introdução do novo anemómetro da VP2, mais tarde, em 2013 e depois em final de 2014 um anemómetro com o Kit transmissor. O anemótro instalado em 2014 (juntamente com o Kit transmissor) esteve em funcionamento até 2020, data da sua substituição pelo anemómetro que está actualmente em utilização.
Manutenção da Estação Meteorológica da Portela Uma estação meteorológica não é mais do que um conjunto de equipamentos expostos continuamente aos elementos e adversidades do clima. Essa sobre-exposição provoca obviamente um desgaste muito superior quando comparado com qualquer outro equipamento que esteja protegido. Por este motivo é essencial que os sensores sejam mantidos, ou seja, sejam inspecionados periódicamente de modo a confirmar o seu correcto funcionamento. No mínimo, os sensores exteriores da EMA da Portela são sujeitos a inspecção visual pormenorizada duas (2) vezes por ano, normalmente nas estações de transição, Primavera e Outono (Abril/Maio e mais tarde em Outubro/Novembro) embora essa frequência possa aumentar nas seguintes situações: Detecção de valores inconsistentes de alguma das variáveis meteorológicas (possível falha no sensor ?); Episódios extremos meteorológicos, como tempestades ou outro fenómenos semelhantes (verificação da integridade dos sensores ?). A manutenção do equipamento da EMA da Portela é fundamental para a manutenção da qualidade dos dados recolhidos, constituíndo portanto um dos focos principais de atenção do projecto meteoPortela.
Localização A Estação Meteorológica da Portela está instalada no topo de uma edificio habitacional de 10 andares na Portela, Loures, (antiga Portela de Sacavém), a cerca de 2 km em linha recta do Rio Tejo (zona do Parque das Nações) e a 1km do Aeroporto Internacional de Lisboa. Outros dados sobre a localização: Coordenadas Geográficas ( 38°46'53.81"N ;   9° 6'51.80"W); Altitude da zona envolvente - 60 m; Altitude da Estação - 100 m; Morada : Rua Infante D.Henrique, nº2   |   2685-212 Portela LRS
Atualização @ 31/12/2023  / SP2023.12.2
2004 - 2024 meteoPortela Estação meteorológica da Portela
x